Pesquisa

Google

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Recuperando o Grub no Fedora 8

Olá a todos ! acho que esta dica serve para todas as versões mas, como fiz na 8, vou restringir-me a ela. Tinha acabado de refazer uma instalação do Windows Xp em uma máquina que serve a mim e a minha querida irmã e como usamos S.O.s diferentes (como já devem ter percebido) em dual-boot, pronto !! lá se foi o grub que no meu caso, instalo na MBR mas e o Windows faz questão de escrever em cima toda vez que é instalado ou reinstalado. Simples !! Coloquei o DVD do Fedora 8 no meu precário combo e reiniciei a máquina fazendo o boot pelo DVD. uma vez iniciado, o Fedora te mostra uma tela de opções e entre elas, há uma com o nome de Linux rescue. Basta ir até lá e aplicar um enter. O fedora vai te pedir para fazer algumas confs básicas. A primeira é a rede, diga que não precisa e vamos a segunda que é o idioma, escolha o seu e logo em seguida o seu teclado. O Fedora te trará ainda mais uma tela informando sobre o ponto de montagem, dê um ok e em seguida você cairá no prompt do sistema.


Agora use estes comandos:


#chroot /mnt/sysimage


#grub-install /dev/sda


Pronto galera grub reinstalado mas antes de concluir, devo lembrar que antes de dar o segundo comando, certifique-se que realmente o seu HD é sda ou hda. Basta listar o diretório /dev e você verá qual é o ponto de montagem do seu disco rígido.


#reboot


Até mais !!!

Nenhum comentário: