Pesquisa

Google

quarta-feira, junho 15, 2005

Texto para o jornal "Outro Olhar"

6.0 FISL através de Streaming

O 6.0 Forum Internacional de Software Livre que aconteceu entre os dias 1 e 4 deste mês, considerado o maior evento de software livre no mundo com 4.414 participantes inscritos e mais 12.305 que como eu, assistiram as transmissões através de streaming pela Tv Software Livre.
Além de representantes do nosso país, participaram também representantes da Argentina, Uruguai, Estados Unidos, México, Canadá, Costa Rica, Itália, França, Índia e Israel o que demonstra o crescimento do linux em nosso país.
Uma das palestras ministradas foi a de Sulamita Garcia ( uma das chixs – provando que Linux não é coisa só de macho www.linuxchix.org.br ) com o título “Linux e seus sabores – porque existem tantas distribuições”, que também está nas páginas da Linux Magazine ( publicação brasileira de linux - www.linuxmagazine.com.br -) enfocando as diversas distribuições linux existentes e suas origens, os vários sistemas de pacotes entre as 4 maiores distribuições : Fedora/Red Hat, Debian, Gentoo e Slackware. E para os amantes do PHP, a palestra “As novidades do PHP 5”. Destaque para a palestra do dia 03, “O futuro do Software Livre em Debate”. Integraram a mesa: Augusto Campos, mantenedor do site Br-linux.org; Marcelo de Carvalho Lopes, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e coordenador da Rede Brasil de Tecnologia; Luiz Maluf, executivo da Sun e Cezar Alvarez, assessor especial do Presidente da República do Brasil e coordenador do Projeto do Computador Cidadão ( PC Conectado ).
A palestra ministrada por André Avelino da costa “Kernel Hardening com GRSecurity” que acredito eu ter sido uma das mais importantes que assisti e que consiste em um patch para o kernel visando melhorar a detecção e prevenção de certos tipos de bugs.
Como o que está aqui é um resumo de tudo o que eu assisti através do meu Fedora Linux e posso ter falhado em algo, abaixo deixarei links para mais informações.

www.br-linux.org
www.softwarelivre.org
www.linuxchix.org.br


Edson Jr.
Administrador de Sistemas
Entusiasta do Linux
Louco

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito